top of page

Assassinato no Expresso do Oriente - Agatha Christie

  • Foto do escritor: ingridoliveira195
    ingridoliveira195
  • 18 de jan. de 2018
  • 2 min de leitura

Se você é um amante de suspenses policiais vai amar essa trama, afinal quem gosta desse gênero não pode deixar de ler as famosas criações da Agatha. Confesso que sou uma aspirante nesse gênero, essa resenha vai ser sobre a minha perspectiva /ponto de vista no decorrer da leitura, considerem isso.

Já havia lido outro livro da Agatha antes de assassinato no expresso do oriente, então conhecia “um pouco” a escrita dela, que é bem detalhista, e isso é uma coisa ótima e ruim ao mesmo tempo... Vou explicar... Ótima na parte em que você precisa imaginar a cena que a autora quer te passar, você se sente realmente o detetive Hercule Poirot, conseguimos imaginar a cena do crime , os diálogos ( as trocas de farpas ) e tudo o que a trama tem a oferecer , mas o lado ruim é que eu me peguei precisando parar no decorrer da leitura pra dar uma ” respirada “ , pois esses mesmos detalhes me fizeram achar a leitura um pouco cansativa.

Iniciamos o livro com o detetive Poirot na Turquia recebendo um telegrama que pedia o seu retorno imediato para Londres, assim ele embarca no expresso do oriente e nós na trama da titia Agatha. Nas primeiras paginas são apenas para a apresentação dos passageiros, Hercules nos oferece um exame detalhado de todos, e conhecendo os passageiros também conhecemos o protagonista do assassinato, o morto! Que é brutalmente assassinado no meio da noite durante uma nevasca.

Agatha foi incrível nos diálogos e na trama que ela cria, eu no inicio desconfiava de tudo e todos! Ela te faz criar teorias sobre quem poderia ter cometido o crime, teorias que no decorrer do livro com os interrogatórios vão sendo fundadas. Assim chegamos na parte em que eu precisei dar uma “pausa” , beber um café , assistir uma serie e depois voltar a leitura , essa parte é a dos interrogatórios ..... Foi algo preciso, porém longo, tendo em vista que cada passageiro foi interrogado separadamente e todo o processo foi documentado, no final você agradece aos detalhes, mas na hora não.

O final do livro foi algo misto pra mim, eu já tinha uma teoria sobre quem tinha cometido o crime, mas mesmo assim queria ver onde Hercule iria ir, e ele tem uma mente brilhante, quando você acha que não tem mais pistas ele te mostra que você deixou um detalhe passar e ele era bem importante.

Minha teoria foi fundada pelo detetive e é obvio que eu não vou contar qual foi ( ninguém merece tanto spoiler), mas por ela ter sido correspondida eu perdi a surpresa do desenrolar da trama. Achei o livro bom com suas idas e voltas e a desenvoltura da autora em querer te “enganar” sobre o gênero do assassino, sem contar na teia de relacionamentos que ela cria entre os suspeitos, pra quem gosta do gênero eu indico a leitura e quem não esta tão familiarizado vá com a mente preparada para a trama, no final tudo vale à pena.


 
 
 

Comments


Destaque
Tags

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page